Há 80 anos nascia em
Campos dos Goytacazes
– RJ, um dos maiores e mais versáteis intérpretes de nossa Música Popular, em especial do Samba -
Dermeval Miranda Maciel
, conhecido no mundo artístico simplesmente como
Roberto Ribeiro
!
Com 09 anos de idade já frequentava a quadra da Escola de Samba Amigos da Farra, na cidade de Campos dos Goytacazes, e antes de entrar na vida artística, foi jogador de futebol das equipes do Cruzeiro, Rio Branco e Campos, todos de sua cidade natal!
De voz suave, bem timbrada, ótima dicção e enxuto fraseado, Roberto Ribeiro tornou diversos sambas inesquecíveis em sua interpretação, gravando álbuns históricos com nomes como
Elza Soares
e
Simone
!
De 1965 a 1996 gravou 20 discos, emplacando sucessos como "Acreditar", "Estrela de Madureira", "Todo Menino é um Rei", "Malandros Maneiros", "Fala Brasil" "Amor de Verdade", dentre tantos outros!
Pertenceu à ala de compositores do
Império Serrano
, sua escola de coração, onde também atuou como puxador de Samba, destacando-se o samba-enredo "Nordeste, seu povo, seu canto e sua obra"!
No dia 8 janeiro de 1996, terminou de forma trágica e precoce a vida e carreira do sambista Roberto Ribeiro: o músico morreu atropelado no bairro de Jacarepaguá, RJ, sendo que o motorista fugiu sem prestar qualquer socorro!
Mas sua voz nunca se calou e há de ser ouvida eternamente!
Curtam a versão ao vivo de "Meu Drama (Senhora Tentação)" (Silas de Oliveira e Joaquim Llaurindo), na inesquecível voz de Roberto Ribeiro, contando com luxuoso acompanhamento de Nilton Santa Branca (violão), Juanez (cavaquinho) e Joe Luiz e Urbano (percussão)!