Pete Townshend completa 75 anos!
19/05/2020 06:40 em Música
Visionário, inovador e provocador,
Pete Townshend
completa 75 anos de idade nesta terça!
O guitarrista, cantor, compositor e escritor britânico
Peter Dennis Blandford Townshend
mudou os rumos do Rock And Roll, empunhando a guitarra na icônica banda
The Who
!
Pete Townshend foi um dos criadores da postura roqueira que se formou no imaginário coletivo, quebrando guitarras no palco, pulando e rodando o braço direito como um moinho de vento!
Assim, se tornou um dos criadores da imagem do "Guitar Hero" furioso e implacável adotada por tantos outros artistas, como
Jimi Hendrix
!
Foi o primeiro a empilhar amplificadores Marshall e dar origem à famosa “parede de som”, sendo um grande precursor do "barulho", colocando propositadamente ruídos, microfonia e distorção no meio das músicas da banda!
Pete foi estudante de Arte e levou o conceito de vanguarda para o próprio Rock. O próprio ato de quebrar guitarras, uma das fontes da notoriedade do The Who no início da carreira, foi inspirado nos conceitos do artista conceitual alemão Gustav Metzger, e sua "arte auto-destrutiva", exibida pela primeira vez em 1960!
A relevância de Pete para o Rock 'N' Roll se deve também aos riffs marcantes e solos agressivos que ele emplacou em clássicos como "My Generation", "Won't Get Fooled Again" e "I Can't Explain"!
Artista maior do que a vida,
Pete townshend
merece nossos mais ruidosos e sinceros aplausos!
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE