Alfredo da Rocha Vianna Filho nasceu no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1897. Seu pai, funcionário dos Correios, era também flautista amador e promovia reuniões musicais em sua casa, às quais compareciam renomados chorões da época!
O nome Pixinguinha seria derivado da mistura do apelido dado pela avó africana, “Pizindim’’ (menino bom) com “Bexiguinha”, pois, quando criança, teve a face marcada pela varíola (chamada popularmente de bexiga)!
Pixinguinha representa um verdadeiro divisor de águas na história da Música Popular Brasileira!
"Se você tem 15 volumes para falar de toda Música Brasileira, fique certo de que é pouco. Mas, se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva depressa: 'Pixinguinha'."!
A frase do crítico e historiador Ari Vasconcelos sintetiza perfeitamente a importância de Pixinguinha (1897-1973), na história de nossa Música!
Nesta quinta-feira, o compositor, instrumentista, maestro e arranjador carioca completaria 123 anos de idade, data também em que se comemora o Dia Nacional do Choro!
Nossa eterna reverência ao mestre Pixinguinha, o ser humano mais lindo que já existiu, nas palavras do poetinha, Vinicius de Moraes!
A benção, mestre Pixinguinha!
#pixinguinha #choro #instrumental #dianacionaldochoro #musicapopular #somdoanimal