Hoje é dia de celebrar a vida e obra de um dos maiores instrumentistas surgidos no país nos últimos tempos – o virtuose bandolinista e compositor carioca Hamilton de Holanda, que comemora 44 anos nesta segunda-feira!
Nascido em uma família musical, Hamilton de Holanda Vasconcelos Neto iniciou a educação musical com o pai, o violonista José Américo de Oliveira, que desde cedo lhe deu instrumentos de brinquedo como presente!
Prodígio, em 1981, Hamilton ganhou seu primeiro bandolim, fazendo a primeira apresentação pública, no Clube do Choro de Brasília, ao lado do irmão Fernando César, no cavaquinho, e do pai, no violão!
Apadrinhado por Pernambuco do Pandeiro, formou, em 1982, o duo Dois de Ouro, com seu irmão Fernando César, com quem lançou três discos!
Em carreira solo obteve crescente reconhecimento conquistado em boa parte do país, sendo que seus discos receberam destaque em publicações conceituadas no Brasil e no exterior; a ponto de nos Estados Unidos receber um dos apelidos mais emblemáticos de sua carreira: "O Jimi Hendrix do Bandolim"!
Sua extensa e rica discografia inclui trabalhos primorosos com grandes nomes de nossa Música Popular, como Marco Pereira; André Mehmari; Yamandú Costa; Diogo Nogueira e Hermeto Pascoal!
Nesta singela homenagem ao esplêndido Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), compartilhamos a sublime versão ao vivo do clássico Choro, ʺVibraçõesʺ, do mestre Jacob do Bandolim, em apresentação que contou com as luxuosas presenças de Guto Wirtti (Contrabaixo Acústico) e Marcelo Caldi (Piano)!
Parabéns, Hamilton de Holanda!
#hamiltondeholanda #bandolim #doisdeouro #choro #jazz #mpb #instrumental #somdoanimal