“Uma das minhas maiores luzes se apagou” – desta maneira, o guitarrista Keith Richards, dos The Rolling Stones definiu, há exatos 02 anos, a partida de sua grande influência musical, o precursor do Rock and Roll, Chuck Berry!
Poucos influenciaram tanto o modo de se tocar guitarra e desenvolveram um gênero musical como Chuck Berry, para muitos o genuíno artífice do Rock!
The Beatles, The Rolling Stones, Elvis Presley, dentre tantos outros se declararam discípulos de Chuck Berry, tendo regravado várias músicas do mestre em algum momento da carreira!
Caso haja qualquer dúvida quanto ao fato de Chuck Berry ter revolucionado a música com a maneira única de tocar guitarra, basta lembrar que ninguém menos que Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, ter afirmado que foi Chuck quem o fez tocar guitarra:
“Eu tinha uns 14 ou 15 anos quando comecei a tocar violão, tocava no quintal de casa, e os garotos se juntavam em volta e elogiavam. Depois me cansei do instrumento e o deixei de lado. Mas ouvir Chuck Berry fez renascer meu interesse”, admitiria, Jimi Hendrix!
Chuck Berry é a síntese do Rock and Roll, nasceu negro no sul dos Estados Unidos racista; enfrentou adversidades e com muita atitude e carisma se tornou o maior ídolo da juventude nos anos 1960!
Típico fora da lei, gostava de guitarras, automóveis, jogos, bebidas e tinha uma grande facilidade de se meter em enrascadas!
Chuck Berry deixou um legado imortal, e por isso, nunca morrerá!