No dia 22 de janeiro de 1931 nascia em Clarksdale (Mississippi) uma das mais cruciais figuras que a música negra já conheceu: o cantor norte-americano Sam Cooke!
Apontado como um dos maiores e mais influentes cantores da Soul Music de todos os tempos, Sam Cooke definiu o som do gênero com sua incrível versatilidade e capacidade de criação!
Sua arte foi revolucionária, deixando um importante legado para as futuras gerações, com sua técnica aprimorada e modos inovadores de cantar!
Enquanto o Rock'n'Roll explodia, personificado por gênios como Little Richard e Chuck Berry, Cooke se embrenhava em modalidades menos invasivas de música popular, filhas de tradição religiosa (Gospel) e de melancolia causada pela escravidão (Blues, Rhythm'n'Blues)!
Da confluência desses gêneros musicais, nasceu a Soul Music, afinada com a docilidade religiosa e com a tristeza da opressão racial!
Depois de Sam Cooke, o caminho estava aberto para a explosão da Soul Music construída pela Motown, que dominou a vida inteligente com ícones como Stevie Wonder, Marvin Gaye, Smokey Robinson, Supremes, dentre outros!
Foi uma figura importante na luta pelos direitos civis. “A Change Is Gonna Come”, de 1964, é a música mais emblemática desse período, um clássico absoluto!
Infelizmente, Sam Cooke viveu pouco para acompanhar os desdobramentos de sua revolução!
Partiu em 1964, aos 33 anos, assassinado num obscuro acidente num motel!
Uma lenda, uma das maiores vozes de todos os tempos, Sam Cooke merece toda reverência, principalmente na data em que completaria 88 anos de idade!