No dia 20 de janeiro de 2012 partia a dona de uma das maiores vozes de todos os tempos: Jamesetta Hawkins, a qual ganhou a eternidade como Etta James, nome artístico sugerido pelo músico Johnny Otis, o qual apenas inverteu as sílabas do nome de batismo da cantora!
Sem dúvida alguma, Etta James é uma lenda da música, uma das artistas mais importantes do século XX!
"Miss Peaches" cantou sobre as alegrias e (principalmente) as tristezas do amor de uma forma que é impossível não acreditar que ela tenha vivido cada verso de suas músicas!
Etta James é uma deusa do Blues; mas seu canto transcende esse fundamental gênero musical!
Sua formação musical veio do Jazz, mais especificamente dos discos de Billie Holiday (que, por sua vez, apontava Bessie Smith como uma de suas principais influências) que Etta ouvia com sua mãe quando criança!
Com o passar dos anos, passou a incorporar outros elementos em suas músicas — e também a experimentar outros gêneros, como R&B, Soul Music, Gospel, Country e até mesmo o Rock and Roll!
Para quem não conhece a obra de Etta James, pode começar ouvindo a magistral "At Last", sua “canção-assinatura” e uma das músicas mais importantes e reverenciadas de todos os tempos!
Simplesmente, imortal!