Cantor, compositor e, sobretudo, poeta, Leonard Cohen era um contador de histórias que conseguiu capturar em seus poemas e músicas a essência, a beleza e a dor que nos rodeiam!
Nascido no dia 21 de setembro de 1934, o genial canadense Leonard Cohen certamente foi um dos mais influentes e importantes artistas surgidos no século XX!
Cohen foi um verdadeiro ícone do universo musical, um artista singular que não pertencia a uma época em particular!
Começou sua trajetória artística como poeta, decidindo-se pela carreira musical após os 30 anos de idade!
O lado espiritual da música atraía Leonard, ele sabia da importância da música para o espírito humano. O Livro dos Salmos, que o fascinava – instruía os que o estudavam: “Cante ao Senhor com graças; cante cânticos de louvor com a harpa para o Senhor, nosso Deus”!
Demorou para que a música de Leonard Cohen obtivesse a admiração do público e crítica! Para muitos artistas, ele foi o maior letrista de canções de todos os tempos, e seus fãs acreditam que ele deveria ter recebido o Prémio nobel de literatura!
Em 2008 entrou para o Rock and Roll Hall of Fame dos Estados Unidos e dois anos depois, recebeu um Grammy por sua trajetória musical. Entre outros era membro da Ordem do Canadá e da Ordem Nacional de Quebec e, em 2011, recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras!
Leonard Cohen partiu dormindo, aos 82 anos, em 07 de novembro de 2016, em Los Angeles, U.S.A., não sem antes imprimir seu nome na história da cultura universal!