Um dos maiores gênios de nossa Música em todos os tempos, o acreano João Donato está completando 84 anos de idade nesta sexta-feira!
João Donato de Oliveira Neto foi um garoto prodígio, sendo que bem novo começou a tocar acordeon, sendo que ao chegar ao Rio de Janeiro se enturmou rapidamente com a nata dos instrumentistas da época, tocando com nomes como Altamiro Carrilho, Fafá Lemos, Os Namorados, dentre outros!
Passou um tempo em São Paulo e em 1958 voltou para o Rio de Janeiro e passou a dedicar-se exclusivamente ao piano!
João Donato percorreu o mundo à serviço da boa música: perambulou por Nova York ao lado de João Gilberto, tocou com Tom Jobim, morou no andar abaixo de Tim Maia, namorou Dolores Duran, fez show em puteiros de Los Angeles e experimentou coisas do arco da velha!
Para Donato, tudo é música: o barulho da chuva é música, a onda no mar é música, o bate bola dos moleques é música, o latido do cachorro é música, a bananeira no vento também é música!
“Eu me lembro da primeira vez que percebi algo como uma música, era o canto de um pássaro, e é um som que, de um jeito ou de outro, está até hoje em tudo o que eu faço”, diz Donato, que, mais tarde, transformou o canto do pássaro em “Lugar comum”, uma de suas músicas de maior sucesso!
Nossa reverência a este grande artista, que certa feita sentenciou:
“A coisa mais perto do céu que existe é a música”!
Salve, João Donato!