E o dia 15 de agosto de 1969 entrou para a História como o da abertura do lendário Festival de Música e Artes de Woodstock, o mais importante do movimento de Contracultura, o qual aconteceu na fazenda de Max Yasgur, na cidadezinha de Bethel, no estado de Nova York, EUA!
O mítico festival reuniu mais de 400.000 pessoas tiveram de enfrentar chuva e inacreditável congestionamento para chegar ao local do evento!
Woodstock é uma unanimidade como o mais importante evento de música da história e um marco em nossa civilização: foi quando o Rock’n Roll, que surgiu na década anterior, começou a penetrar na sociedade como um todo!
“Três dias de paz, amor e música” – palavras que ganharam corações e mentes por traduzir a juventude em uma época marcada por desilusões com a Guerra do Vietnã e as mortes de Martin Luther King, Jr. e John F. Kennedy!
O fim da utopia transparece, com maior destaque, no show que encerra o festival, com Jimi Hendrix tirando sons torturantes da guitarra e improvisando na microfonia “Star Splanged Banner”, o hino nacional norte-americano!
Foi o auge da liberação e do “paz e amor” – 04 dias de muita boa música, com 32 atrações, tais como Joe Cocker, Janis Joplin, Joan Baez, Ritchie Havens, Carlos Santana, The Who, Grateful Dead, dentre outras performances marcantes!
Woodstock foi um momento crucial na História, que mudou o panorama político e cultural e que traz reflexos até os dias atuais!
Icônico!