Um dos maiores mitos da Música Popular Brasileira, o pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga partia há 29 anos, deixando marcas profundas em nossa cultura!
Cantor, compositor e sanfoneiro, Gonzagão teve o grande mérito de vestir, com uma roupagem musical tipicamente sua, baiões, xotes, toadas, xaxados e forrós!
Desde pequeno, Luiz Gonzaga namorava o fole de oito baixos de seu pai Januário, no qual começou seus primeiros acordes; sendo que aos 08 anos substituiu um sanfoneiro que não compareceu em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu!
Foi o começo precoce para o melhor de todos os cantores de alma sertaneja, o mais importante músico que o nordeste já produziu, um dos maiores gênios da MPB!
Luiz Gonzaga criou uma obra poético-musical única, inspirada tanto na sua vivência de sertanejo sofrido como nos arrebatamentos românticos de homem sensível que ele certamente foi!
Nem só de festas animadas e amores perdidos que Gonzagão se ocupou, pois também compôs retratando também as tristezas e injustiças sociais de sua terra!
Sanfona e voz silenciaram para sempre no dia 02 de agosto de 1989, em Recife, deixando um séquito de fãs e discípulos!
Eterno, Gonzagão!