Louis Armstrong é um dos maiores nomes da história do Jazz. Foi o artista mais popular e um dos melhores trompetistas do gênero. Inovações como o solo individual e o scat (canto sem palavras) são atribuídas a ele!
Satchmo, como era chamado, nasceu em 04 de julho de 1901, em New Orleans e teve uma infância muito pobre e problemática, sendo criado pela mãe e a avó, já que o pai abandonou a família.
Dono de uma inconfundível voz grave e roufenha, Louis Daniel Armstrong influenciou gerações de músicos de variados círculos, desde Billie Holiday até o roqueiro Tom Waits!
Na gravação de "Heebie Jeebies", um de seus primeiros sucessos, ele esqueceu a letra e começou a cantarolar. Inventou, assim, o "scat singing", um canto em que fonemas aleatórios substituem palavras. O scat entrou para o vocabulário jazzístico e influenciou até o Rock'n'Roll, em clássicos como "Be-Bop-a-Lula" e "Tutti Frutti".
À medida em que foi adotando um repertório mais comercial e dando mais destaque à voz, Louis Armstrong (Satchmo) passou a competir com os astros pop nas paradas, chegando a desbancar os The Beatlescom o LP "Hello Dolly", de 64.
Outra canção de grande apelo popular foi "What a Wonderful World", um dos maiores clássicos de todos os tempos!
Coroado de sucesso, Louis Armstrong morreu de ataque cardíaco, no dia 6 de julho de 1971, em Nova York.
E eu penso comigo mesmo, quão maravilhosa é a arte do genial Louis Armstrong!