Há dez anos, Carlos Lyra, Marcos Valle, João Donato e Roberto Menescal lançavam o trabalho "Os Bossa Nova". Esse disco foi feito para celebrar os 50 anos da bossa nova e contava com músicas menos conhecidas dos quatro compositores, cantores e músicos. Uma nova versão do trabalho está prevista para ser lançada até o final deste ano e comemora os 60 anos do movimento que teve um grande sucesso mundial no final da década de 50.
A grande novidade dessa nova versão do disco de Valle, Lyra, Donato e Menescal são as duas músicas inéditas que devem entrar no trabalho. São elas: ‘Último Aviso’, parceria de João Donato e Marcos Valle e ‘Sambeando’, feita por Roberto Menescal e Carlos Lyra.
Bossa Nova
Tudo começou em 1950. Com influências de samba, música erudita e jazz americano, o movimento musical brasileiro de maior repercussão internacional tem como principais expoentes os músicos João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Morais.
O marco foi o lançamento do LP "Canção do Amor Demais", com músicas de Tom e Vinícius interpretadas pela cantora Elizeth Cardoso ao som do violão de João Gilberto. “Chega de Saudade”, de 1958, é o primeiro registro da bossa nova e foi regravada centenas de vezes por artistas brasileiros e estrangeiros.
O ano de 2008, uma série de homenagens no Rio de Janeiro e em São Paulo marcou o aniversário dos 50 anos do movimento. E neste ano, para celebrar as seis décadas da bossa já estão previstos alguns eventos na capital paulista e na capital fluminense.