O genial, Chico Anysio!
12/04/2022 00:20 em Música
Gênio do humor universal, Chico Anysio nasceu no dia 12 de abril de 1931, em Maranguape, Ceara, Brazil, e rumou com a família para o Rio de Janeiro logo aos 06 anos de idade!
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho estudou para ser advogado, mas a vocação de comediante e a necessidade de trabalhar mudaram o rumo de sua vida - ainda bem jovem, venceu vários concursos de programas de calouros, como o 'Papel Carbono', de Renato Murce, na Rádio Nacional, fazendo imitações!
Múltiplo, Chico Anysio Oficial brilhou como humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador e compositor!
Quando Chico decidiu seguir a carreira de comediante, resolveu criar seu próprio estilo: “Vou ser aquele que faz vários”!
O primeiro dos vários foi o Professor Raimundo, que nasceu na Rádio Mayrink Veiga, em 1952; 05 anos depois, o personagem chegou à televisão!
O artista, que partiu no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, criou nada menos do que 209 personagens ao longo de sua carreira!
Dentre os inesquecíveis personagens criados pelo genial artista, podemos citar Alberto Roberto, professor Raymundo, Salomé, Pantaleão, Bento Carneiro, Tim Tones, Véio Zuza e Coalhada!
Além de criar uma imensa galeria de personagens inesquecíveis, o artista cearense contribuiu para o humor nacional lançando nomes de peso, como Tom Cavalcante, Heloisa Périssé, Ingrid Guimarães e Cláudia Jimenez!
Na área musical, praia do Som do Animal, não podemos deixar de destacar a feliz parceria com o saudoso humorista Arnaud Rodrigues, a qual resultou nos históricos álbuns ‘Baiano e os Novos Caetanos’ (vol 1 e 2) e ‘Azambuja & Cia’, nos quais destacam-se alguns clássicos como ‘’Vô bate pa tu’’, ‘’Urubu tá com raiva do boi’’ e ‘’Folia de Rei’’!
Outro grande comediante brasileiro, Jô Soares assim definiu a importância do artista: “Costumam dizer que ninguém é insubstituível. Chico Anysio desmente essa frase”!
Por fim, Ari Toledo acrescenta: “Ele só não é o maior humorista do mundo porque nasceu no Brasil. Se nascesse nos Estados Unidos, certamente seria.“!
R.I.P. Chico Anysio!
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE