Zeca Baleiro completa 56 anos!
10/04/2022 19:59 em Música
Nesta segunda-feira, dia 11 de abril, comemora-se os 56 anos de um grande músico maranhense: o cantor, instrumentista, compositor e produtor, Zeca Baleiro!
Nascido em São Luis do Maranhão -, Zeca Baleiro aprendeu a tocar violão ainda na adolescência, sendo que sua relação com a música começou em casa, nas festas folclóricas e na farmácia de seu pai, palco de artistas itinerantes!
José de Ribamar Coelho Santos recebeu o epíteto de ''Baleiro'' à época em que cursava agronomia na universidade - como gostava muito de comer balas, doces e guloseimas durante as aulas, os companheiros de curso assim o apelidaram!
Transferiu-se para São Paulo no ano de 1991, época em que começou a atuar em bares na noite paulistana!
O sucesso chegou em 1997, ocasião em que participou como convidado especial do "Acústico MTV", da cantora Gal Costa , no qual cantou com ela a sua composição "Flor da Pele"!
Ainda no mesmo ano, lançou o elogiado "Por onde andará Stephen Fry?", seu primeiro disco solo!
Artista inquieto, Zeca Baleiro possui parcerias como inúmeros artistas, como Chico César, Raimundo Fagner, Torquato Neto, Hyldon e Fausto Nilo!
Seu repertório transita entre ritmos nordestinos - Embolada, Forró, Toada - e variados gêneros urbanos, como Samba, Ska, Rap, Hip-Hop, Rock e Drum'n'Bass, que se arranjam internamente dando origem a novos gêneros, a exemplo da Embolada Eletrônica!
Ao lado de grandes artistas como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Lenine, Zeca Baleiro é um dos compositores modernos que mais prezam o texto e a melodia em suas obras!
Parabéns pelos 56 anos, mestre Zeca Baleiro!
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE