Lamartine Babo, o Lalá!
09/01/2022 22:36 em Música
A vasta obra de Lamartine Babo sempre primou pela qualidade e originalidade, não havendo sequer um brasileiro que não saiba pelo menos um trecho de música do inesquecível Lalá!
Lamartine de Azeredo Babo nasceu no Rio de Janeiro no dia 10 de janeiro de 1904 e partiu na mesma cidade no dia 16 de junho de 1963, sendo um dos mais cariocas de nossos compositores!
Teve no ambiente festivo de sua casa, o cenário ideal para o desenvolvimento de sua incrível vocação de poeta e compositor!
Seu amigo, o médico, político e escritor Paulo Pinheiro Chagas assim o descreveu em seu livro de memórias: ''Magro como um palito, quase que só ossos, agitado, nervoso, irrequieto, versátil, valia por um espetáculo''!
Desde seu primeiro grande sucesso, 'No Rancho Fundo' (c/ Ary Barroso), Lamartine Babo passou a ser conhecido em todo o Brasil, passando a produzir em massa composições de todos os estilos, principalmente, a marchinha, gênero que melhor soube se expressar!
Pode-se dizer que Lamartine Babo e João de Barro, o Braguinha foram os principais nomes da marchinha, os consolidadores do gênero!
De sua rica produção, destacam-se os clássicos 'A-E-I-O-U' (c/ Noel Rosa); 'Cantores do rádio' (c/ Alberto Ribeiro e João de Barro); 'Eu sonhei que tu estavas tão linda' (c/ Francisco Mattoso); 'Joujoux et balangandãs'; 'Linda morena'; 'No rancho fundo' (c/ Ary Barroso); 'Teu cabelo não nega' (c/ Irmãos Valença), dentre outros!
Apaixonado por futebol e torcedor fanático do America Football Club - Oficial, Lalá compôs os hinos do Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, América, Bangu, etc.!
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE