Parabéns, Zé Ramalho
03/10/2018 00:38 em Música

Nascido em Brejo da Cruz – PB no dia 03 de outubro de 1949, o cantor, compositor e violonista Zé Ramalho perdeu o pai logo aos 02 anos de idade, sendo criado pelo avô José Alves Ramalho, com quem aprendeu o amor pela natureza e a familiarizar-se com os violeiros e o cordel!

O avô foi uma figura fundamental na formação de Zé Ramalho, tanto que compôs para o aquele um de seus maiores clássicos, ‘’Avohai’’ (Avô e Pai); segundo o compositor, a sua única canção inteiramente psicografada!

Na juventude é influenciado por um universo muito rico e diversificado, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Renato e Seus Blue Caps, Beatles, Rolling Stones e Bob Dylan, época em que aprende violão e depois guitarra, forma vários conjuntos de baile para tocar em festas em Campina Grande – PB!

Determinado a começar a carreira artística, Zé Ramalho parte para o Rio de Janeiro e depois para o Recife. Nesta cidade lança, em 1974, com Lula Côrtes o disco Paêbiru, que atualmente é cult e um dos mais raros e caros vinis da MPB!

Em 1978, após excursionar com a banda de Alceu Valença, Zé Ramalho grava seu primeiro LP solo, Zé Ramalho, no qual aprofunda as experiências de fusão da Música Nordestina e o Rock!

De lá pra cá, Zé Ramalho criou uma obra fantástica, produzindo um sucesso atrás do outro, como ‘’Chão de Giz’’, ‘’Frevo Mulher’’, ‘’Admirável Gado Novo’’, dentre tantos outros!

Zé Ramalho representa um visionário, que com sua voz profunda e cavernosa enfoca o universo do absurdo, do apocalipse e da contradição!

Parabéns, José Ramalho Neto!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE