108 anos do genial Adoniran Barbosa
06/08/2018 01:46 em Música

João Rubinato nasceu em Valinhos – SP no dia 06 de agosto de 1910 e ganhou a eternidade com o apelido Adoniran Barbosa, um dos maiores nomes da cultura brasileira, um original cronista musical da cidade de São Paulo e de seu povo mais simples!

 

O compositor, cantor e ator dizia que a rua era sua maior escola, e isso explica o fato de Adoniran ter utilizado como ninguém as gírias da época, alterando de propósito a língua portuguesa, acrescentando um linguajar caipira misturado com o paulistano italianado!

 

Sua história realmente mudou ao conhecer os músicos do conjunto Demônios da Garoa em 1951. Firmada a parceria, o grupo gravou as canções "Malvina" e "Joga a Chave", ambas de sua autoria, que foram premiadas em um concurso carnavalesco!

 

Foi então que os sambas "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" consagraram Adoniran como o compositor mais fiel ao retratar o cotidiano da capital paulista!

 

Em 1964 compôs uma canção que se tornou um verdadeiro Hino da cidade de São Paulo, “Trem das Onze”, novamente interpretada pelos Demônios da Garoa!

 

Com pureza, humor e histórias saborosas, Adoniran Barbosa produziu inúmeras canções que se tornaram eternas, uma obra marcada pela sensibilidade e graça que por vezes está no inconsciente coletivo!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE